sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Propagandas (1)

Na seção "Propagandas" a proposta é circular propagandas de vendedoras e usuários de computador entre as décadas de 1950-1980. Com elas podemos observar importantes transformações no uso de computadores no país: quem comprava, quem vendia, qual público tentava alcançar, que tipo de mensagem era atrelada ao computador, qual o estilo iconográfico de cada propaganda (fotos de equipamentos, de personalidades, gráficos, etc.). Ainda sobre o tema publicidade destaco o texto de Henrique Cuickerman, publicado nos Anais do Shialc 2014 sobre a estratégia de propaganda da COBRA na década de 1970. Para ter acesso ao texto na íntegra Clique aqui.
Iniciaremos a seção com algumas propagandas do ano de 1962. Começavam a circular no país os equipamentos transistorados (segunda geração), com destaque para três empresas: A IBM (líder internacional do mercado e principal player no mercado nacional, com destaque para a linha 1401, a mais instalada no Brasil até o início dos anos 1970), a UNIVAC (que havia instalado a poucos anos o maior computador em funcionamento no país o modelo 1105 do IBGE) e a Burroughs (que havia instalado o B205 na PUC-RJ, primeiro computador utilizado em universidades no país). Poucas empresas podiam arcar com os altos custos de importação, instalação e manutenção, por isso não havia muita variedade em termos de utilizadores, em geral indústrias, bancos ou o poder público (especialmente a nível estadual).
A primeira é a propaganda do Banco de Minas Gerais e Burroughs com a imagem individualizada das partes do sistema:
Publicado no jornal O Globo de 17 de julho de 1962, p.15
Outro tipo bastante popular de propagandas de informática no período era a publicidade na forma de matéria, exemplificada abaixo pela IBM.
Publicado no jornal O Globo de 08 de novembro de 1962, p.15

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