sábado, 13 de fevereiro de 2016

Bibliografia: Historia de la Informática en América Latina y el Caribe: Investigaciones y testimonios

Os países latino americanos tiveram experiências interessantes no campo da informática desde a década de 1950, em geral marcadas pela tentativa de superar a barreira de serem consumidores e não produtores de tecnologia de ponta, criando uma relação de dependência tecnológica. Não foram poucas, contudo, as tentativas de romper com essa estrutura de dependência, tentativas que tomavam forma de acordo com o contexto político de cada país, que entre as décadas de 60 e 80 incluiu governos ditatoriais, repressão ideológica em alguns setores acadêmicos, pressão de multinacionais interessadas em manter a liderança no mercado. 
Um exemplo forte desse cenário foi "La Noche de los Bastones Largos", que ocorreu em julho de 1966 na Universidade de Buenos Aires. No mês anterior a junta militar do general  Juan Carlos Onganía havia deposto o presidente Arturo Illia com um golpe de Estado, ponto de partida de uma ditadura que durou até 1973. Em oposição ao golpe militar e a tentativa de interferência na autonomia universitária, professores e alunos ocuparam departamentos da universidade de Buenos Aires. O que se seguiu foi uma noite de violência e depredação. Mais de 400 pessoas foram presas, laboratórios, equipamentos e bibliotecas destruídos
(O matemático Juan Carlos Merlos, um dos feridos na ação - Créditos: Biblioteca Digital FCEN UBA)
Cerca de 300 professores emigraram após a invasão do campus, principalmente da área da física, o que representou um duro golpe para o Instituto de Cálculo e para o campo da informática no país. Além da "fuga de cérebros" a destruição de equipamentos foi impactante. O primeiro computador utilizado no país, apelido de Clementina ("computador" em espanhol é, geralmente, um termo feminino, "la computadora") foi destruído na ação. 

(Clementina, primeiro computador utilizado na Argentina, 1960-1966. Créditos da imagem: Agencia CTyS)
 Esta é uma das histórias abordadas em "Historia de la Informática en América Latina y el Caribe: Investigaciones y testimonios", que conta também com narrativas sobre Brasil, Uruguai, Venezuela e Cuba. Agradeço ao organizador Raul Carnota por disponibilizar o texto integral em PDF. Para realizar o download Clique aqui e boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário