terça-feira, 27 de outubro de 2015

Pedro Augusto Pinho e a coluna "Processamento de Dados"

                            (Charge representando um "Homem Cibernético". Artista: Vagno. Ano: 1968)

Até o final da década de 1960 não haviam periódicos especializados em informática e as informações sobre os "cérebros eletrônicos" eram publicadas de modo disperso, em coleções pontuais ou anais de eventos eventos como o Congresso Nacional de Processamento de Dados (CNPD), cujo primeiro encontro remete a 1967, ou a Revista do Centro de Processamento de Dados (1961-1963) editada pelo IBGE. Em relação aos jornais de grande circulação a informática passou a ter influência consideravelmente ampliada a partir de 1965 em geral em páginas de economia e ciências, na maioria das vezes se referindo a alguma instalação ou aquisição de computadores por parte de empresas de médio e grande porte.
A partir de 1969 ocorreu uma verdadeira "explosão" da informática no Brasil, período marcado por crescimento rápido tanto no número de máquinas instaladas, quanto na formação de um campo da informática: pesquisa e ensino universitário, ampliação do número de empresas a utilizar serviços de informática por meio dos bureaus de serviço, aprovações de leis fiscais e trabalhistas que demandavam processamento de dados, tais como as notas fiscais, a automação do imposto de renda e o Programa de Integração Social (PIS).
Tal explosão também pode ser sentida nos meios editoriais com o surgimento de publicações especializadas como a Revista da Sucesu (1972) e a Revista Dados e Ideias (1975). Mas antes desses periódicos a informática também passou a figurar de moto mais contundente nos jornais de grande circulação e em 1968 ganharam um espaço próprio: a coluna Processamento de Dados, editada no suplemento Correio Econômico do jornal Correio da Manhã. Pedro, à época jovem e atarefado dividia-se entre as graduações em direito e administração pública e o trabalho na sessão de processamento de dados da Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro, no qual passou a ter contato com computadores, no caso o modelo IBM 1401.


Nesta página farei o upload na íntegra de todas a publicações de Pedro Pinho entre 1968 e 1969 nos jornais Correio da Manhã e O Globo. Suas colunas nos permitem ver de um modo um pouco mais sistemático as discussões sobre a informática no período: debates técnicos e teóricos, a informática em setores como educação, economia, administração, bem como dados sobre números de equipamentos instalados e uso no país. É com grande prazer que inauguro os posts periódicos da coluna "Processamento de Dados" escritas por Pedro Pinho, hoje avô e aposentado, a quem agradeço pelo material e, principalmente, pelas conversas.



Inicio a publicação com um caderno especial publicado em 1968 de 8 páginas, intitulado "O mundo dos computadores" repleto de discussões, informações, propagandas, fotos e imagens sobre os "cérebros eletrônicos" na virada da década. Boa leitura!
Para visualizar todas as páginas clique aqui e acesse o banco de dados do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário